![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg66rSTAe6oWKTJUG8MTpUSlUCCOW7K04KB9u5QoQ2YK0tUZVjlSru9Ru4rZowvaJyf2a9HUsDzhMCqZFqBnOkIC_qXUgNUH0k5cf0rOJhOzHogd9G-BVyNvUOJhaU_yusFwmmf8uTTFAY/s400/mohammed_al+fayed.jpg)
terça-feira, 12 de agosto de 2008
OS JORNAIS DESPORTIVOS QUE TEMOS...
Balada do Mano João
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhQVt7TpObi6Rqmx_GGh__vbVHwKHzTcsCv9uSUZc3FrNxRjbo0of1o8Pjivz1oAbSEmw7mlmuw7jXwjPwlhSctoaumjZahhxcCPtYpBa0hPn3SMXz5btecAnyF4NJb8lSLlnKts4Egwtk/s400/boys++singing.jpg)
I give to you my pen,
But when I have sciences
You give to me a man
*
This 2 things are expensive
To going everyday
But theres something I must say
I must say in holiday
*
I understand you...
You understand me...
I understand you...
And u 2 me!
***
(Music, lyrics and performance by João & Vasco)
sábado, 9 de agosto de 2008
O FACHO
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEha-tIHztie_Gs7jPhbUu_VDAhliXdmLjvpq03d-50VfgdugGiWuIp2sV2EDfmxn2DgQM01VLtAJCAo4-Yd2ppfyKZubrkvTrqmbpP5rJX0oaSk1teKlZK4L-i8f7gjcY7zF-hwF-eRB5w/s400/olympic-flame.jpg)
Parti, de facho em pubho, a fronte erguida,
Numa dessas viris, ideais e ardentes
Corridas de estafetas que, impacientes,
Se vão render no ponto de partida !
*
Parti, de facho em punho! Era uma vida
Que eu dava em troca doutras, decadentes!
Corri -pela Justiça! Até que, ausentes,
As forças me faltaram na corrida!
*
Cheguei junto de ti, de facho em punho;
Passei-te o incendiado testemunho,
Da côr das velhas fitas que eu queimei ...
*
... Chegou a tua vez, jovem atleta:
- Parte, como eu parti, direita â meta
E passa a outro o facho que eu te dei!
_
José Galhardo, 1958
Nota: Soneto escrito pelo Avô Zé à Mãe, no fim do curso
sexta-feira, 8 de agosto de 2008
LET THE GAMES BEGIN!!!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjtRpr8MtYSTNoKC_NppUbdpBdA3cRvKlpVgqVRV2MIzYwcvIo0wiY0U5j-Er6qR924IS4YLF9lV4VwV6_isYieEZiluLTxJVIq6yfvQKc-O8KDZpF8AFzCNo9lnJWjybwwkS0BAKaZrfo/s400/OlympicHandcuffsBig.jpg)
Constato, ao ver a grandiosidade da abertura dos Jogos Olímpicos, que o Homem, tal como a Natureza, que é, ao mesmo tempo, capaz da exuberância da Baía da Guanabara, da grandeza das Cataratas de Victoria e da improbabilidade do Grand Canyon, mas também da devastação dos tsunami, da violência dos furacões e da ira dos vulcões, o Homem, dizia, encerra em si a contradição de, em simultâneo, ser capaz do belo, do sublime, mas também do atroz.
Constato ainda que a estética teatral nas ditaduras assenta invariávelmente em formações humanas de inspiração militar.
Enquanto assim fôr, está por cumprir a divisa olímpica: CITIUS, ALTIUS, FORTIUS.
DESÍGNIO NACIONAL!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgrdRWv-gy7-9Y_4N00RBs_FRISlfqGEgSm-FTw7FVmbc-sGze8NDkG0xtzfUaurSSTXOw-wAGHYHa5gHHw6WlY5fQiSUdFBTYiB27K1jqWTUuGRMcqv-6FE9vDEcVLF3G3HpvmoXTqOm8/s400/telemovel_portugal.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhKeuMSvFy4hOK1Q8b7yCiUDqR2anraBhIACtoj44OC1t3GmEPDs5J3bzz6hMKYxQ2SRS2Io62fP3l1OhLLhirhI5B0zBPFbT1yHA4h7Voe7bVrTsZ0ddvii9dLuRX0HRlEfB8JFUn8xcc/s400/Telem%C3%B3vel1.gif)
O Português não gosta de merdas!
O Português não pode aceder a coisas realmente boas!
O Português adora coçar os tomates!
O Português tem umas luzes de mecânica e de electrónica!
O Português adora perder tempo inutilmente!
O Português não resiste às luzes e aos sons!
O Português é incapaz de se distrair com algo de construtivo!
O telemóvel cumpre na perfeição o desígnio nacional!
quinta-feira, 7 de agosto de 2008
O PRICIPE...GINHO...
AGORA È QUE PERGUNTASTES BEM!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhDu-CpHnsNqgVSp9syrwTKNDvkjV19V1LA8o7DvAWmc60KzB94pebEAnp_n32tdXBKTDuge9Dh9vb7G00kXKHVMgkbjf0Y52InK0zlTHPkstO1VRlo9_u7F4WoEQVtmAuSRfpdR0XenY8/s400/TV+SET+cartoon.gif)
Os canais privados de televisão foram atribuídos por concurso, e estão no ar mediante contratos de concessão a prazo, que podem ou não ser renovados, e cuja execução obedece, ou deve obedecer, à disciplina que rege essa actividade e essas concessões, pelas quais respondem os titulares das licenças.
E assim é, por se entender, e bem, que a antena é um espaço público, e como tal carecido de regulação como qualquer outro comunitário de acesso generalizado. Deve pois obedecer a regras de pluralidade, tolerância, respeito, higiene e segurança.
Mas há uma outra e ponderosa razão que impõe a observância dessas regras: é que, sendo a antena de TV um espaço limitado, para os actuais canais explorarem as suas concessões, nenhum outro potencial concorrente, porventura melhor, o está a poder fazer.
E é por isso que o controlo e sancionamento da actividade pertence a todos nós, e a forma como vêm sendo exercidos por quem de direito, é absolutamente lacunar e directamente responsável pela medíocre televisão que temos.
O critério das audiências, tal como não resolve o problema do lixo na praia e do cuspir para o chão, revela-se absolutamente inepto. Por ele seria tentado a pensar que vivemos num país de brasileiros, em que 70% são pobres reformados sem instrução primária, e 25% são adolescentes mentecaptos, e os restantes 5% (500 mil, numa população de 10 milhões) são actores e manequins.
Os canais, para gerarem lucros, demitem-se pura e simplesmente dos deveres da concessão, e subcontratam com produtores que a nada estão obrigados os conteúdos que preenchem a quase totalidade da programação.
Pergunto eu perante quem é que respondem a Maya, o Goucha, o João Malheiro, a Lili Caneças
e a Ana Maria Lucas?
Até quando estamos limitados a esta televisão?
Como diria esta última, agora é que perguntastes bem!
KRATISTOS NEMEA 2002
ISTANBUL
PRIDE & PREJUDICE ...
quarta-feira, 6 de agosto de 2008
A AVÓ LAURINHA
A Avó Laurinha era a minha bisavó materna e avó paterna da minha mãe, que morreu pouco depois de eu nascer.
Segundo sempre ouvi era adorável e encantadora, e não havia quem não gostasse muito dela.
Era noctívaga, e dormia toda a manhã!
Quando acordava não saía do quarto, e entretinha-se sózinha a fazer perfumes caseiros, e a gerir uma galeria de fotografias que tinha em cima da cómoda, ora virando para a parede, ou mesmo de pernas para o ar, aqueles com quem estava zangada, ora chamando para a frente e dando o devido destaque aos que em cada dia mereciam a sua aprovação!
Nessas imagens esteve sempre o seu Santo António, a quem escrevia regularmente cartas para que a ajudasse nos seus intentos e afectos.
Consta também que durante todo o período entre 1939 e 1945 o Hitler esteve ininterruptamente voltado para a parede e do avesso!
Ao fim das tardes arranjava-se, saía do quarto, jantava com todos, e todas as noites tinha casa cheia para jogar bézigue e voltarete madrugada fora!
Pena tenho eu de a não ter aproveitado...
COISAS MUITO LÁ DE CASA
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEinF0S-aIJ-p0_XL2XvRRc2jZF6MtSPfEcb11OPD-1Xbu-32llQPJ72UtHp3v5V-avasHWws9_P7cU09Ane7pwS1yLY49CANgzLoXVnABjA7cd4kqUGV8tbA47qTy2sX-PKLSQCZFDrfWE/s320/Santo+Ant%C3%B3nio.jpg)
RESPONSO A SANTO ANTÓNIO
+
Santo António milagroso
Altos muros subiu,
Jesus Cristo encontrou
Duas coisas lhe pediu:
Que o perdido fosse achado,
E o roubado restituído,
Santo António milagroso
Amparai o que está perdido!
***
Quem milagres quyeira achar
Contra os males do demónio
Procure Santo António
Que os há-de encontrar!
Aplaca a fúria dos mares,
Tira os presos da prisão,
O perdido faz achar
E os doentes torna sãos!
Subscrever:
Mensagens (Atom)